domingo, 2 de outubro de 2011

Outubro de 2011, Um marco para a qualidade da internet no RN.

Venho através desta postagem divulgar e informar a todos os entusiastas da internet do RN, que nesse mês de outubro será implantado e entrará em operação o primeiro PTTMetro em nosso queridíssimo estado...

PTT ?, vou apenas transcrever o que o próprio PTT.br o denomina.

PTTMetro é o nome dado ao projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) que promove e cria a infra-estrutura necessária (Ponto de Troca de Tráfego - PTT) para a interconexão direta entre as redes ("Autonomous Systems" - ASs) que compõem a Internet Brasileira. A atuação do PTTMetro volta-se às regiões metropolitanas no País que apresentam grande interesse de troca de tráfego Internet.

Uma das principais vantagens deste modelo, é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação a entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo.

Um PTTMetro é, assim, uma interligação em área metropolitana de pontos de interconexão de redes (PIXes), comerciais e acadêmicos, sob uma gerência centralizada.

fonte :http://pttt.br 
Então pessoal, ná prática o tráfego interno não mais terá (quando consolidado) que passar por outras localidades para atingir destinos dentro do nosso próprio estado. 
Ótimo não é....! 
Más para isso, todas os AS, (Sistemas autônomos), precisam interconectar fisicamente ao PIXe locais, que aqui no estado teremos 2 no inicio, a sede da RNP e a Cabo Telecom...  
Para os AS que ainda não estão interligados aos PIXes locais, o incentivo para está interligação deve ser  impulsionado.

Nesse contexto entra também uma questão séria, a regulamentação dos potenciais AS's do estado...
quanto mais AS's no estado mais investimentos do PTT'br em nossa infraestrutura...
 O PTT.br trata um potencial AS, como sendo um órgão seja publico ou privado, detendo de uma demanda de um numero superior a 100 IP's públicos. 
Outra questão é o incentivo a migração IPv4 para o IPv6, e ou a utilização de equipamentos compatíveis com essas 2 versões. 
Sobre o IPv6, tá se formando um grupo para estudo mais afundo da versão aqui no estado..., estão todos convidados ... 
E ai pessoal mês 10 será ou não será um marco para internet no RN ?, só depende de nós! 
Abaixo temos um gráfico que representa o tráfego agregado de todos os PTTs que estão em operação atualmente.





Um abraço a todos!









,







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário