quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dicas de segurança IPv6


Há  algumas semanas, vimos o anuncio oficial do uso do IPv6 em alguns dos sites mais acessados do mundo. Isso é um exemplo de que o uso de IPv6 está cada vez mais difundido e o cuidado com a segurança nessa nova versão do protocolo IP é cada vez mais necessário. Segue algumas dicas iniciais de segurança para essa nova versão do protocolo IP.
·     Antes de mais nada, devemos desabilitar o protocolo IPv6 em redes onde ele não está sendo usado. O sistema de auto configuração e descoberta de vizinhança IPv6, pode ser um ponto falho na segurança e além disso gera tráfego desnecessário na rede.
·     Em redes Microsoft, é de suma importância que seja desabilitado o tunelamento "Teredo" que vêm habilitado por padrão nas versões  mais recentes do Windows. No win7 basta desabilitar o serviço “Auxiliar de IP”: Fornece conectividade em túnel usando tecnologias de transição do IPv6 (6to4, ISATAP, Port Proxy e Teredo) ISATAP, 6to4 e Teredo são habilitados por default no Windows.
·     Habilitar regras IPv6 para os firewalls também é indispensável , lembramos que toda e qualquer regra de firewall IPv4 deve ser implementada também para IPv6, não há compatibilidade entre estas regras... um exemplo disso é o uso do iptables onde um # IPTABLES –P  INPUT DROP apenas bloqueia pacotes da versão 4, para versão 6 usa-se #IP6TABLES -P  INPUT DROP. um exemplo de script firewall ipv6 vemos neste link http://bash.cyberciti.biz/firewall/centos-debian-rhel-ipv6-iptables .
·     Outro fator importante é que o uso do IPv6 coloca praticamente todos os hosts de sua rede de frente para a internet, cabendo um maior cuidado com as configurações de segurança. O NAT está perdendo força e caminha para a extinção... e com o surgimento da internet das coisas,  será cada vez mais importante proteger o perímetro não mais somente das empresas e governos.. mais de nossas próprias residências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário