quinta-feira, 21 de outubro de 2010

802.11n um MIMO de rede!

Parecia ter chegado o limite físico das comunicações em sistemas wifi com o 802.11g, porém como sempre os projetistas deram mais uma sacada na arte de reinventar. O 802.11n veio com a  tecnologia MIMO usando múltiplos canais de transmissão e múltiplos canais de recepção para usufruir da comunicação em paralelo e assim ganhar com o almento de banda e o alcance das transmissões wifi. Quase que fazendo um mix das versões anteriores do protocolo wifi o 802.11n surge com taxas de transferências disponíveis: de 65 Mbps a 600 Mbps. -método de transmissão: MIMO-OFDM - Faixa de freqüência: 2,4 GHz e/ou 5 GHz e distancias de até ....
Opa, falar de distâncias em  redes sem fio é de fato uma questão complicada, são muitas as variáveis de influência, dentre elas:

a) O ganho das antenas instaladas no ponto de acesso e no cliente
b) A potência dos transmissores
c) Os obstáculos e fontes de interferência presentes no ambiente

Porém os fabricantes garantem 70m para ambientes fechados e 250 em ambientes abertos, más sabemos que com determinadas antenas podemos ampliar essa comunicação para a casa dos Km's.

Ofato é que o 802.11n no mínimo dobrou as taxas e distanciais do seu antecessor, o perigo é continuarmos a afirmar que o padrão wifi está chegando ao seu "limite físico". 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário